domingo, 3 de junho de 2012

Regionalização da África Subsaariana

É a parte do continente africano que localiza-se no sul do Deserto do Saara,povoada por povos negros.
Com vasta variedade de paisagens infelizmente é marcada pela exploração colonial do passado que foi marcada por divisão realizada de forma arbitraria sem respeitar as diferentes etnias a qual na atualidade tem sido motivo dos conflitos.
A África Subsaariana é um dos locais com os ´piores IDH,marcada pela pobreza e fome crônica .Ainda fazem uso da prática da agricultura de subsistência a qual é marcada pelo desmatamento e como resultado empobrecimento do solo além de gerar problemas ambientais e corroborar para o quadro de subdesenvolvimento.
Na África Subsaariana a prática das monoculturas de exportações exportação acaba por reforçar ainda mais a pobreza na áfrica.Além de expulsar o homem do campo para áreas menos produtivas.Contudo temos que ressaltar uma exceção no que diz respeito a pobreza da África Subsaariana,pois a parte sul com um nível de industrialização por conta dos recursos minerais como ouro,ferro e pedras preciosas e também investimentos da industria britânica de certo modo contribuíram para uma melhora da condição dos africanos nesta região.

Rozana Grossi T Leite

Um comentário:

  1. Postei tal postagem na minha página Educação.com - Geografia no facebook - podem divulgar para seus alunos facebook´istas...
    abraços....

    endereço: https://www.facebook.com/pages/Educa%C3%A7%C3%A3ocom-Geografia/128868337228594


    Tutora Bethânia Alves de Menezes

    ResponderExcluir