domingo, 3 de junho de 2012


Indicação de filmes sobre os problemas sociais e econômicos da África:

Esta postagem tem por objetivo fornecer ao educador  algumas indicações  de filmes  sobre o Continente Africano,assim como suas sinopses. Os temas tratados por esses filmes são principalmente fome, pobreza, racismo, apartheid, tráfico de armas, tráfico de diamantes, sequestro de crianças, milícias de crianças, indústria farmacêutica, ditadura, genocídio, conflitos étnicos, violência e guerra civil. Selecionei aqueles que julgo ser os mais significativos.

 Profa. Carolina

________________________________________________________________________________




 Katanga, A Guerra Do Cobre (sl/sd)

Um thriller político-econômico ambientado na África Central, em uma das regiões mais ricas do mundo em recursos minerais. Enquanto os moradores de Katanga vivem na mais extrema pobreza, multinacionais rivalizam com empresas da China, recém-chegadas com seus bilhões de dólares. O filme mostra os efeitos dessa guerra econômica, numa crítica à globalização. O Congo um país de referência e o Katanga, uma das suas províncias, um dos cenários principais para ilustrar hoje este lado escuro da globalização, da violência estatal pela direito à apropriação dos recursos. Com efeito, como sublinha Thierry Michel, realizador do filme K “Joga-se no Katanga uma parte essencial da mundialização. Nesta província em que abundam riquezas, efetuam aqui uma guerra econômica temível entre as grandes companhias mineiras internacionais, mas também entre as grandes potências. Vê-se bem hoje como se confrontam aqui os interesses norte-americanos, mas também os asiáticos, principalmente os da China, cujo poder subiu fortemente e em muito pouco tempo no Katanga. Há também a Índia. Verifiquei que fortes e temíveis desafios econômicos se levantam no Katanga, onde se efetuam uma dupla guerra: uma guerra econômica, mas também uma guerra social, porque, apesar das riquezas importantes, continua a existir aqui ainda hoje uma miséria profunda da população; centenas de pessoas são obrigadas a escavar a terra apenas com as mãos, sem mais nada, a enfiarem-se pelas entranhas da terra e pelas galerias que não são  protegidas e que desmoronam regularmente, tudo isso para tentar assegurar a subsistência das suas famílias.” 




Hotel Ruanda -Hotel Rwanda,(EUA/ Itália / África do Sul), 2004


Durante o conflito ente tutsis e hutus um gerente de um Hotel de luxo em Ruanda, , consegue salvar milhares de vidas, permitindo que as pessoas fiquem no hotel. Baseado numa história verídica. Hotel Rwanda é a história do poder de sobrevivência e força interior de um homem face ao genocídio de 1994 na capital de Ruanda, Kigali. Onde foi atrás das suas vontades perante o cenário macabro, chacina de muitas pessoas e conflitos entre tribos devido à morte do presidente de Ruanda na sua viagem onde ia acordar um tratado de paz à Tanzânia e o seu avião foi abatido, os elementos do governo da tribo Hutu culparam os Tutsis por este acontecimento, aí instalou-se o caos. Deu-se início ao genocídio. Durante o conflito Paul Rusesabagina pertencendo à tribo Hutu, deixa os ideais da sua tribo para ouvir o seu interior, então protege a sua família e os seus mais chegados, fazendo de tudo, subornando os militares com dinheiro, uísque, cerveja... para salvar a sua família, amigos que pediram refúgio na sua casa e turistas do hotel que ele geria (Hotel des Mille Collines)... Face à situação descontrolada, tropas canadianas vindas pela parte da Nações Unidas, tentam proteger os estrangeiros instalados no meio do caos, para que nada lhes acontecesse. Entretanto surgem tropas belgas com apenas o objetivo de resgatarem os estrangeiros.


O Senhor das Armas (EUA), 2005


Traficante de armas, sem o menor escrúpulo, fornece armamentos para milícias africanas, contribuindo para guerras civis e violência. Um poderoso filme sobre o comércio internacional de armas, na imagem do fictício Yuri Orlov (que seria inspirado em traficantes reais), o qual construiu um império da venda de armamentos a partir da década de 1980 e especialmente, com o fim da Guerra Fria. O roteiro de Andrew Niccol (que dirige a produção) não dá espaço para moralismo barato, mostrando um homem que faz o que se faz sem se prender por valores morais ou meramente piedade pelos que morrem através das balas de seus AK-47. Orlov parece um homem de negócios comum. Viaja a serviço e volta para casa, onde encontra mulher e filho. Tudo no melhor estilo familiar que se pode encontrar. Não é um personagem repulsivo, dada a circunstância de sua atividade. Mesmo sendo moralmente errado, é difícil não sentir certa piedade de Orlov em alguns momentos. O filme acerta no ponto ao fazer crítica política do tráfico de armamentos: governos preferem um Orlov da vida sujando as mãos vendendo armas do que eles próprios. Tanto é que o dado fornecido ao final surpreende: EUA, China, Reino Unido, França e Rússia são os maiores produtores de armamento do mundo. E igualmente são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.




O Jardineiro Fiel - (EUA), 2005


Diplomata tem sua esposa assassinada e decide descobrir o verdadeiro motivo. Se envolve numa intriga com poderosas empresas farmacêuticas. O filme “o Jardineiro Fiel” conta uma história de amor entre um Diplomata Britânico, Justie, e uma Defensora dos Direitos Humanos, Tessa. Em uma palestra da ONU, onde Justin Quayle (Ralph Fiennes), proferi uma palestra sobre ações pacíficas de seu governo, Justin, no término da palestra, é indagado por uma jovem pacifista, Tessa (Rachel Weisz), sobre o que ele tinha a dizer do apoio político e militar de seu governo a invasão do Iraque e também sobre os milhares de civis mortos. Cria-se um mal estar na palestra, amigos de Tessa tentam fazê-la parar, em vão, ela descarrega um discurso pra lá de pacifista pra cima de Quayle. As pessoas se retiram do recinto, restando apenas réu e acusador. Os dois rumam para um café, ele compartilha das idéias da garota, iniciam uma sincera relação de amor. Justin está de partida para a África (Quênia), um continente afetado por uma pobreza terrível, e Tessa pede pra ir junto, partem rumo à outra realidade. Lá, Tessa logo faz amizades, engravida e começa a se envolver com questões delicadas: empresas farmacêuticas que atuam no continente usando africanos de cobaias de um novo remédio e que pode estar matando milhões de pessoas.




Diamante de Sangue  - (EUA), 2006


Homem tem seu filho seqüestrado pela milícia para ser treinado para matar e vai em busca dele. O filme mostra o tráfico de diamantes em Serra Leoa e as conseqüências dele. Diamante de Sangue conta a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex- mercenário do Zimbábue e Solomon Vandy (Djimon Hounson), um pescador da etnia mende. A força revolucionária unida está em busca do poder de Serra Leoa. Para financiar a guerra com o governo a FRU traficam diamantes retirados pela população que é escravizada. Solomon vê sua aldeia ser destruída pelos revolucionários. Em meio ao ataque, ele consegue salvar sua família, mas é capturado e levado como escravo para um campo de mineração de diamantes. Lá, ele encontra um diamante rosa e se arrisca a escondê-lo, mas é surpreendido por um integrante da FRU, no momento em que entregava a pedra para o integrante da FRU, ocorre um ataque do governo. Solomon e todos os sobreviventes são presos, foi nesse momento que Solomon se separa de sua família e de seu filho dia, que foi recrutado a se soldado infantil da FRU. Quando Solomon está preso encontra o integrante da FRU que viu esconder o diamante rosa, o membro da FRU passa todo machucado para a enfermaria da prisão e vê Solomon preso, perguntado onde está o diamante, Solomon diz que não sabe.






Crianças Invisíveis –  (Itália), 2005

 
Documentário que mostra a situação de crianças em vários países, inclusive no Brasil. São mostradas as crianças na África que sofrem seqüestro e lavagem cerebral para se tornarem assassinos para as milícias. Crianças Invisíveis aborda sete produções diferentes, cada uma retratando a realidade de crianças de um determinado país. A cada diretor coube a responsabilidade de retratar seu olhar sobre seu próprio país, portanto temos sete abordagens que diferem entre si.  O filme começa com a África. No país há várias disputas políticas que levam a guerras civis, o que leva a crianças amadurecerem mais rápido e guerrearem como se fossem verdadeiros soldados. O medo não pode mais estar presente entre elas: somente uma coragem, garra e a sensação de que a qualquer hora podem morrer, para ceder lugar a outro pequeno soldado.Logo depois, é a vez do Brasil e de sua mais econômica cidade: São Paulo. Podemos conhecer essa realidade por um menino e uma menina, João e Bilú, que conseguem os mais variados meios para conseguir uns trocados, sendo o principal deles a venda de materiais em um ferro-velho. Explica-se porque este é o país que mais recicla latas no mundo. Sofrem com o descaso da população, que parece nem os notar. A cena que mais traduz essa produção fica para o final, em que os dois, sem perder o bom humor, voltam para casa, um barraco no meio da favela, logo em frente a prédios de luxo, evidenciando a concentração de renda e a segregação social que caracterizam o Brasil.Depois do Brasil é a vez dos Estados Unidos. É retratada uma família de situação econômica menos favorecida em Nova York. É um casal de dependentes químicos, que acabaram por se infectar com o vírus da Aids. A criança acaba contraindo o vírus também, e é alvo de preconceito da sociedade. A criança acaba sofrendo bullyng na escola, e assim se dá conta de sua real situação.Vamos então para a Bósnia-Herzegovina. A história passa-se em um reformatório, o que nos lembra a Fundação Casa brasileira. Vemos como tudo parece influenciar nossas crianças a continuar no mundo do crime, inclusive nossa própria família. Chegamos então na Inglaterra. De um modo mais fictício que os outros países, podemos refletir sobre a situação de orfandade das crianças em países envolvidos em guerras, sem deixar de retratar como os próprios adultos também sofrem, o que podemos ver pela situação do próprio personagem principal: um fotógrafo de cenários de guerra.Roma toma o lugar e retrata a situação de famílias desestruturadas e de classe social menos favorecida. Crianças roubam daqueles mais distraídos para poderem ganhar algum dinheiro. Más intenções de quem já tem mais idade: pedófilos e mães que não se importam com seus filhos, só se importando com dinheiro. Conservadorismo na opinião de quem não conhece a situação, de quem só se importa com seu Rolex roubado. Finaliza-se então com a China. Essa produção mostra a situação dos dois lados da sociedade: o da classe dos seus carros de luxo e mansões e lado dos que não têm nem ao menos uma boneca para dar aos seus filhos. Aliás, filhos que não precisam ser biológicos, podendo ser até crianças achadas em lixões. O lado de crianças rodeadas de brinquedos, mas carentes de afeto e estabilidade.




Um Herói do Nosso Tempo - (França / Bélgica / Israel / Itália), 2005


Menino negro se passa por judeu para ser levado a Israel e ter condições de sobreviver. Na época, o país estava resgatando os judeus negros da em situação de miséria. Mesmo entre os judeus, existe o preconceito pelo fato dele ser negro. Somente o passado era previsível aos olhos dessa mãe. Nele, a crueldade de uma guerra religiosa e étnica, já lhe tirara quase toda a sua família. Ficara apenas ela e um único filho. Restara-lhe agora um dilema: mantê-lo junto a si, mas sem saber até quando, ou perdê-lo para o mundo, mas dando a ele a chance de ser alguém na vida. O momento dessa tomada de decisão se aproximava. A Operação Moisés era a oportunidade de dar um futuro digno ao seu filho, ainda um menino. Não seria fácil, pois precisaria de ajuda.Um resumo do que foi a Operação Moisés. Um fato histórico acontecido em 1984. Onde uma equipe do Mossad resgata judeus etíopes de um acampamento de refugiados no Sudão. Levando-os para Tel Aviv, Israel.Agora, voltando a batalha invisível que então levaria seu filho para longe de si. Ele teria que se passar por judeu. Como convencê-lo a ir sem ela. E quem a ajudaria.

  O último Rei da Escócia - (Inglaterra), 2006


Jovem escocês recém formado em Medicina decide partir numa aventura e  trabalhar em Uganda. Acaba conhecendo por acaso o ditador Ide Amim, que acaba simpatizando com ele. O jovem passa a freqüentar festas e a alta sociedade e não faz idéia do que é capaz o ditador.Baseado numa história real. Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um elegante médico escocês, que deixou recentemente a faculdade. Ele parte para Uganda em busca de aventura, romance e alegria, por poder ajudar um país que precisa muito de suas habilidades médicas. Logo após sua chegada Nicholas é levado ao local de um acidente bizarro, onde o líder recém-empossado do país Idi Amin (Forest Whitaker), atropelou uma vaca com seu Maserati. Nicholas consegue dominar a situação, o que impressiona Amin. Obcecado com a cultura e a história da Escócia, Amin se afeiçoa a Nicholas e lhe oferece a oportunidade de ser seu médico particular. Ele aceita a oferta, o que faz com que passe a freqüentar o círculo interno de um dos mais terríveis ditadores da África.




Infância Roubada - (África do Sul/Inglaterra), 2005

                                                                     

Jovem rouba carro e só depois percebe que tem um bebê dentro. Ele leva a criança para uma moça que ele mal conhecer cuidar e começa a se apegar a criança. Um bebê aparece para mudar a vida do protagonista, David (Presley Chweneyagae), mais conhecido como Tsotsi, que O jovem é o líder de uma gangue que tenta esquecer o seu passado. Por ter se tornado órfão muito cedo, o garoto teve de enfrentar uma série de problemas que o transformaram num fora-da-lei endurecido.                                                                                                                           A sua relação com as outras pessoas, mesmo os membros de sua gangue, sempre é tensa. Tsotsi parece desprovido de sentimentos, é como um autômato preocupado apenas com sua sobrevivência e em amedrontar os demais. Isso muda no momento em que atira em uma mulher e rouba um carro sem saber que há um bebê no banco de trás.  Essa figura será responsável por despertar novos sentimentos em Tsotsi. A vida do rapaz sempre foi construída em cima de medos e necessidades, o que o transformou numa pessoa violenta. A chegada da criança quebra esse ciclo, não porque o protagonista se regenere, mas porque não terá mais tempo para nada a não ser cuidar do bebê.   "Infância Roubada" é baseado num livro de Athol Fugard, já publicado no Brasil. A obra foi escrita na década de 1960 mas só foi publicada em 1980, quando a África do Sul ainda vivia sob o regime do apartheid. O filme mostra que pouca coisa mudou naquele país ao longo dessas últimas décadas.


Um Grito de Liberdade – ( Inglaterra), 2007


 Filme sobre o apartheid na África do Sul, mostra a amizade entre um líder negro Stephen Biko e um jornalista branco. Baseado em uma história real. A história de uma amizade memorável entre dois homens inesquecíveis. A tensão e o terror da atualidade da África do Sul é poderosamente retratada neste emocionante filme realizado por Richard Attenborough, que nos conta a história de um ativista negro Stephen Biko (Denzel Washington) e de um editor liberal de um jornal branco que arrisca a sua própria vida para divulgar ao Mundo a mensagem de Biko. Depois de ter conhecimento dos verdadeiros horrores do Apartheid, através das descrições de Biko, o editor Donald Woods (Kevin Kline) descobre que o seu amigo foi silenciado pela polícia. Determinado a fazer ouvir a mensagem de Biko, Woods embarca numa perigosa aventura para escapar da África do Sul e divulgar ao mundo a impressionante história de coragem de Biko. A fascinante história mostra as facetas da humanidade nas suas vertentes mais terríveis e mais heróicas.

Um comentário:

  1. gostei das recomendações.
    vms divulgar isso para nossos alunos ok?!
    abraços.
    Tutora Bethânia

    ResponderExcluir